terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Arte Contemporânea (Sentidos) EMEI Abigail Flora Horta Atualizado: no domingo Um dos vencedores do Projeto A cidade que é a nossa cara (Arte na escola)





 COMO PODEM VER EM DOCUMENTO ABAIXO, NOSSA ESCOLA FOI UMA DAS 5 GANHADORAS DO PRÊMIO ARTE NA ESCOLA COM O PROJETO QUE TAMBEM ESTÁ ANEXADO.







Bauru,03 de agosto de 2012









De: Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais

Para: EMEI “Abigail Flora Horta






Prezada gestora da Unidade Escolar



A Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, parabeniza a professora MARIADNE BELINE CAMPOS desta Unidade Escolar pela aprovação do projeto “Sentidos”, referente ao curso do Instituto Arte na Escola/ “A Cidade que é a nossa Cara”, em parceria com a Tilibra, Secretaria Municipal de Educação e UNESP.
As demais informações sobre o prosseguimento do projeto serão encaminhadas para as Unidades Escolares via circular.
Atenciosamente,



          Rita Zuquieri  e  Yaeko Nakadakari Tsuhako

 




EMEI “ABIGAIL FLORA HORTA”
PROFESSORA: MARIADNE BELINE CAMPOS
PROJETO “SENTIDOS”
CRONOGRAMA

SETEMBRO
1ª SEMANA
Atividades com as crianças: observação das cores primárias na natureza, cuidados com o jardim da escola, rodas de conversa sobre como seriam flores que não existem na natureza - flores “imaginárias”.
 Por meio de desenho, pintura, recorte e colagem as crianças poderão expressar sua imaginação e depois no decorrer do projeto essas flores serão confeccionadas com diversos materiais.
Apresentação de alguns trabalhos de Cildo Meirelles.
-Reunião: Tayná Mateo e Marina Lanzoni – “ARTE NA ESCOLA”
Agendamento do fotógrafo Celso Melani.


2ª SEMANA
De acordo com o imaginário das crianças e sugeridas por elas na primeira semana, iremos desenvolver durante o projeto atividades confeccionando as seguintes flores, sempre focando nas cores primárias e nos sentidos:
 “Flor-borboleta, maçã de amor, boneca, foguete, bola, gigante e sol”.
 Durante o projeto, em cada turma da escola, poderão surgir outros tipos de flores que as crianças vão imaginando e sugerindo no decorrer das atividades, ficando a critério de cada professora a viabilidade da confecção, de acordo com a faixa etária da turma.
 Nesta semana iremos produzir a flor “maçã de amor” e “flor-bola”, utilizando bolinhas de isopor, tinta e papel crepom.
Repertoriar as crianças sobre arte contemporânea apresentando a elas obra de Cildo Meirelles e outros artistas.
-Reunião: Tayná Mateo e Marina Lanzoni: “ARTE NA ESCOLA”.
Autorização da Prefeitura para a realização do evento na praça “Vitória Régia”.
Cotação de orçamentos para a aquisição de materiais: tecidos, papéis, tintas de parede e chão, aventais e luvinhas para as crianças manusearem os materiais, camisetas coloridas para as crianças usarem no dia do evento, cortinas que comporão a instalação nas salas de aula, mão de obra de pintura do pátio, decoração com bexigas, carrinho de algodão doce, maçã do amor para o dia da exposição na escola.

3ª SEMANA
Atividades com as crianças: Confecção da flor “Sol” e “foguete” com papel crepom, sucata e cartolina.
Repertoriar as crianças sobre arte contemporânea apresentando a elas os trabalhos de Cildo Meirelles.
Registro de pequenos relatos das crianças sobre a importância das cores na nossa vida.
 Degustação de alimentos das cores primárias, ex: maçã, gelatina, banana, sucos, etc.
Dia 20 – quinta feira – às 19h, reunião com os pais – preleção sobre o projeto e oficina de flores que serão usadas no dia do evento na praça. Sensibilizar os pais dos alunos para a importância do projeto e sua participação no dia do evento, colaboração na confecção de flores coloridas de papel celofane - ficando livre a criatividade de cada um e como forma de envolvimento nas atividades que seus filhos estão desenvolvendo na escola. Também proporemos que cada família leve uma cesta com lanches para a realização de um piquenique na praça ao redor do “jardim”. 
Serão confeccionadas flores de chita, celofane e espiral de feltro com os pais.
Seleção de músicas alusivas às três cores: vermelho, azul e amarelo, complementando a vivência das sensações (sentidos) provocadas nas crianças no contato com as cores.

4ª SEMANA
Repertoriar as crianças sobre arte contemporânea apresentando a elas obra de  Cildo Meirelles e outros que possam enriquecer seus conhecimentos sobre arte contemporânea.
Atividades com as crianças: produção de uma tela com tinta a base de água focando para as cores primárias. Confecção da flor “boneca” com isopor e restos de lã.
Registro de pequenos relatos das crianças sobre a importância das cores em nossa vida.

OUTUBRO
1ª SEMANA
Atividades com as crianças: Confecção da flor “borboleta” e da flor “gigante”: pintura com giz pastel em TNT de 2m cada (pétalas da flor) – azul amarelo e vermelho. As crianças poderão desenhar livremente com giz pastel nesse tecido que posteriormente será fixado em bambolê colorido compondo a referida flor.

2ª SEMANA.
Atividades com as crianças: produção de flores de jornal amassado e colorido com guache que serão fixados em papelão no formato de flor, produção de flores em argila.
Apreciação de obras de arte contemporânea por meio de ilustrações, fotos e vídeos.

3ª SEMANA
Atividades com as crianças: cuidados com o jardim da escola, pintura das flores de argila utilizando as cores primárias. Produção de mais flores “bola” de papel crepom e flores de celofane.
Organização dos trabalhos das crianças para o dia da exposição na escola.
-Sala vermelha, sala azul e sala amarela.
Impressão dos panfletos que serão distribuídos pelas crianças na praça com seus relatos no decorrer do projeto.

4ª SEMANA
Atividades com as crianças: cuidados com o jardim da escola, confecção de flores em celofane colorido, apreciação de obras de arte contemporânea e de músicas que falam sobre as cores.

Dia 26 de outubro: EXPOSIÇÃO NA ESCOLA - aberta aos pais e comunidade. Em cada uma das salas de aula serão expostos os trabalhos dos alunos organizados por cores:
 Sala 1 - trabalhos amarelos;
 Sala 2 - trabalhos vermelhos;
 Sala 3 – trabalhos azuis.
Para se chegar a cada sala, desde o portão da escola serão pintados no chão um  caminho com a respectiva predominante em cada uma.
Objetos, brinquedos e cortinas também poderão compor a instalação, assim como serão vivenciados os sentidos por meio de música ambiente e degustação de alimentos que remetam à cor da sala como, por exemplo: na sala vermelha degustação de   maçã do amor, na sala amarela – gelatina, banana, pipoca colorida de amarelo, etc., na sala azul – algodão doce azul.

NOVEMBRO

Dia10 de novembro: INTERVENÇÃO NA PRAÇA VITÓRIA RÉGIA.
Demarcação de um espaço onde serão “plantadas” as flores produzidas pelas crianças, ao redor delas as flores produzidas pela comunidade escolar e as toalhas coloridas onde realizaremos um piquenique.
Distribuição dos panfletos pelas crianças.
Neste momento solicitamos a presença do Grupamento Aéreo da Policia Militar para fotografar as atividades de encerramento  do Projeto “Ao Sentidos” ganhador do Projeto “A Cidade que é a Nossa Cara” do Programa “Arte na Escola” com parceria da Tilibra, Secretaria Municipal de Educação e UNESP.
O evento dar-se-á a partir das 9h30min e contará com a presença da equipe desta Unidade Escolar, alunos e pais, assim como autoridades da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Bauru, UNESP e do PROAC.




HOMENAGEM AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BAURU PREMIADOS COM O PROJETO ARTE NA ESCOLA. ENTRE ELES ESTÁ A PROFESSORA MARIADNE BELINE CAMPOS. O EVENTO ACONTECEU NA ABERTURA DA SEMANA DA EDUCAÇÃO, NO TEATRO MUNICIPAL.



NO DIA 26 CUMPRIMOS A PRIMEIRA PARTE A QUE NOS PROPUSEMOS E POR ESTE MOTIVOS ESTAMOS ANEXANDO FOTOS DA EXPOSIÇÃO QUE REALIZAMOS NESTA DATA.

SALA AZUL: 










































SALA VERMELHA: 



































                                                                   
                                                                         SALA AMARELA:























































PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS ALUNOS DAS PROFESSORAS RENATA E ÉRIKA

COR VERMELHA















COR AZUL









COR AMARELA





















A prova viva que de a união faz a força... De que as crianças são capazes de produzir uma beleza que encanta, de comunicar o que sentem o que sabem o que experimentam o que aprendem. Uma grande alegria participar desse processo. 

(Erika Ribeiro Varonez Casarini)

Um dos vencedores do Projeto A cidade que é a nossa cara (Arte na escola) - Mariadne Beline
VISITEM TAMBEM O SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU
NA PAGINA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO FOI PUBLICADA A SEGUINTE REPORTAGEM: 
30/10/2012  | Educação
Alunos da Emei Abigail Flora Horta encerram projeto com intervenção artística no Parque Vitória Regia
No dia 10/11, sábado, 10h, a Emei Abigail Flora Horta, do Jardim Panorama, encerra o Projeto “Sentidos”, com uma intervenção artística no Parque Vitória Regia.


A atividade reunirá a comunidade em torno da escola (alunos com idades entre 02 e 05 anos, acompanhados de seus familiares), no Parque Vitória Régia, onde será criado um grande canteiro com flores imaginárias produzidas pelas crianças com diversos materiais – argila, papel, EVA, etc.

Para tanto será demarcado o espaço e todos os participantes poderão “plantar” algumas flores formando o cenário esperado.

A atividade conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura que fornecerá os equipamentos de som e da Policia Militar que se propôs a produzir fotos aéreas, usando o helicóptero Águia, registrando o evento de um ângulo diferente.

A coordenação pediu aos participantes que se vestissem com roupas coloridas em tons de azul, vermelho e amarelo, causando assim, um efeito visual. No decorrer do projeto as professoras registrarão pequenos relatos dos alunos sobre a importância das cores na natureza, do sol, luz, flores, nuvens, pássaros, borboletas, etc.

Várias atividades ligadas à arte foram desenvolvidas durante todo o ano, entre elas, no último sábado, 26/10, houve uma exposição na escola, aberta à comunidade, em que cada sala de aula foi transformada em uma galeria de arte, com exposição de trabalhos produzidos em uma só cor pelos alunos. A exposição teve como objetivo, aguçar os sentidos com objetos que remetessem à cor da sala visitada, como por exemplo, a Sala Vermelha continha além dos objetos da cor, cestos de maçãs, perfumes e músicas que levassem o visitante a lembrar da cor em questão.

O projeto da EMEI é um dos cinco premiados, cuja proposta foi apresentada durante o curso de Formação Continuada oferecido aos professores da Rede Municipal através do projeto “A cidade que é nossa cara”, promovido entre os meses de junho e julho, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Pólo Unesp e Tilibra, empresa patrocinadora.

Segundo os coordenadores, as atividades foram baseadas no livro “O Outro Lado da Moeda” Cildo Meirelles, sobre arte contemporânea e teve como objetivo desenvolver atividades significativas, que envolvessem os alunos da educação infantil, e que por meio delas as crianças pudessem expressar suas ideias, sentimentos e apropriarem-se do patrimônio histórico-cultural produzidos ao longo da história da humanidade.



RESPOSTA DA PROFESSORA AOS PAIS QUE SE MANIFESTARAM NO HOTMAIL:
Agradeço  o reconhecimento e a colaboração de vocês, assim como de todas as famílias que  participaram das diversas   atividades no desenvolvimento  do projeto.
Também quero estender suas palavras a toda equipe de professores, funcionários e direção que tanto trabalharam e se envolveram para a concretização do Projeto “SENTIDOS”. Mais uma vez nosso muito obrigado!!!
                        Professora Mariadne.

                “Somos todos anjos com uma asa só. E só podemos voar quando abraçados uns aos outros.”
                                                                                                    Luciano de Crescenzo.







 

7 comentários:

  1. Maria De Lourdes Paula
    "olá escola quanta saudades tenho de minha carreira na educação infantil de bauru, DEUS abençoe atodos da educação desta escola e das outras tbém, professores demais funcionários e os anjos que porai passam todos os anos, o mundo é nosso faremos dele ainda muito melhor junto com nossas cças beijossss , professora Maria De Lourdes Magalhães"

    ResponderExcluir
  2. Nayara Tomazi posted on your timeline
    "Quanto tempo...se passaram dez anos que estudei nesse lugar maravilhoso e a saudadse continua...um beijo!!"

    ResponderExcluir
  3. Mag Pulido compartilhou sua foto: "é verdade"

    ResponderExcluir
  4. EMEI ABIGAIL FLORA HORTA deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Projeto Arte Contemporânea (Sentidos) EMEI Abigail...":

    Maria De Lourdes Paula
    "olá escola quanta saudades tenho de minha carreira na educação infantil de bauru, DEUS abençoe a todos da educação desta escola e das outras tbém, professores demais funcionários e os anjos que por ai passam todos os anos, o mundo é nosso faremos dele ainda muito melhor junto com nossas cças beijossss , professora Maria De Lourdes Magalhães"

    ResponderExcluir

  5. Polyana Torcinelli M Ruiz mencionou você em um comentário.
    Polyana escreveu: "Parabéns à toda Equipe Da Emei Abigail Flora Horta pelo trabalho realizado. Ficou tudo muito lindo, c/ uma riqueza de detalhes maravilhosa, um capricho s/ igual, cada centímetro decorado c/ muito carinho e amor. Eu amei!! Bjo a todas vcs!!"

    ResponderExcluir
  6. Polyana Moro Ruiz escreveu: "Parabéns a todos que trabalham pela Educação, pois feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

    ResponderExcluir
  7. Ana Paula Escudero: Trabalho maravilhoso!!!!!! Amei e parabenizo todos os envolvidos nesse Projeto, que com certeza foi um sucesso!!!! Bjs Tamara.....sempre surpreendendo!!!!!!!

    ResponderExcluir