COMO PODEM VER EM DOCUMENTO ABAIXO, NOSSA ESCOLA FOI UMA DAS 5 GANHADORAS DO PRÊMIO ARTE NA ESCOLA COM O PROJETO QUE TAMBEM ESTÁ ANEXADO.
Bauru,03 de agosto de 2012
De:
Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais
Para:
EMEI “Abigail Flora Horta
Prezada
gestora da Unidade Escolar
A Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento
de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, parabeniza a professora MARIADNE
BELINE CAMPOS desta Unidade Escolar pela aprovação do projeto “Sentidos”, referente ao curso do
Instituto Arte na Escola/ “A Cidade que é a nossa Cara”, em parceria com a
Tilibra, Secretaria Municipal de Educação e UNESP.
As
demais informações sobre o prosseguimento do projeto serão encaminhadas para as
Unidades Escolares via circular.
Atenciosamente,
Rita Zuquieri e
Yaeko Nakadakari Tsuhako
EMEI “ABIGAIL FLORA HORTA”
PROFESSORA: MARIADNE BELINE CAMPOS
PROJETO
“SENTIDOS”
CRONOGRAMA
SETEMBRO
1ª SEMANA
Atividades
com as crianças: observação das cores primárias na natureza, cuidados com o
jardim da escola, rodas de conversa sobre como seriam flores que não existem na
natureza - flores “imaginárias”.
Por meio de desenho, pintura, recorte e
colagem as crianças poderão expressar sua imaginação e depois no decorrer do
projeto essas flores serão confeccionadas com diversos materiais.
Apresentação
de alguns trabalhos de Cildo Meirelles.
-Reunião:
Tayná Mateo e Marina Lanzoni – “ARTE NA ESCOLA”
Agendamento
do fotógrafo Celso Melani.
2ª SEMANA
De
acordo com o imaginário das crianças e sugeridas por elas na primeira semana,
iremos desenvolver durante o projeto atividades confeccionando as seguintes
flores, sempre focando nas cores primárias e nos sentidos:
“Flor-borboleta, maçã de amor, boneca,
foguete, bola, gigante e sol”.
Durante o projeto, em cada turma da escola,
poderão surgir outros tipos de flores que as crianças vão imaginando e sugerindo
no decorrer das atividades, ficando a critério de cada professora a viabilidade
da confecção, de acordo com a faixa etária da turma.
Nesta semana iremos produzir a flor “maçã de
amor” e “flor-bola”, utilizando bolinhas de isopor, tinta e papel crepom.
Repertoriar
as crianças sobre arte contemporânea apresentando a elas obra de Cildo
Meirelles e outros artistas.
-Reunião:
Tayná Mateo e Marina Lanzoni: “ARTE NA ESCOLA”.
Autorização
da Prefeitura para a realização do evento na praça “Vitória Régia”.
Cotação
de orçamentos para a aquisição de materiais: tecidos, papéis, tintas de parede
e chão, aventais e luvinhas para as crianças manusearem os materiais, camisetas
coloridas para as crianças usarem no dia do evento, cortinas que comporão a
instalação nas salas de aula, mão de obra de pintura do pátio, decoração com
bexigas, carrinho de algodão doce, maçã do amor para o dia da exposição na
escola.
3ª SEMANA
Atividades
com as crianças: Confecção da flor “Sol” e “foguete” com papel crepom, sucata e
cartolina.
Repertoriar
as crianças sobre arte contemporânea apresentando a elas os trabalhos de Cildo
Meirelles.
Registro
de pequenos relatos das crianças sobre a importância das cores na nossa vida.
Degustação de alimentos das cores primárias,
ex: maçã, gelatina, banana, sucos, etc.
Dia
20 – quinta feira – às 19h, reunião com os pais – preleção sobre o projeto e oficina de flores que serão usadas no dia do evento na praça. Sensibilizar os
pais dos alunos para a importância do projeto e sua participação no dia do
evento, colaboração na confecção de flores coloridas de papel celofane -
ficando livre a criatividade de cada um e como forma de envolvimento nas
atividades que seus filhos estão desenvolvendo na escola. Também proporemos que
cada família leve uma cesta com lanches para a realização de um piquenique na
praça ao redor do “jardim”.
Serão
confeccionadas flores de chita, celofane e espiral de feltro com os pais.
Seleção
de músicas alusivas às três cores: vermelho, azul e amarelo, complementando a vivência
das sensações (sentidos) provocadas nas crianças no contato com as cores.
4ª SEMANA
Repertoriar
as crianças sobre arte contemporânea apresentando a elas obra de Cildo Meirelles e outros que possam enriquecer
seus conhecimentos sobre arte contemporânea.
Atividades
com as crianças: produção de uma tela com tinta a base de água focando para as
cores primárias. Confecção da flor “boneca” com isopor e restos de lã.
Registro
de pequenos relatos das crianças sobre a importância das cores em nossa vida.
OUTUBRO
1ª SEMANA
Atividades
com as crianças: Confecção da flor “borboleta” e da flor “gigante”: pintura com
giz pastel em TNT de 2m cada (pétalas da flor) – azul amarelo e vermelho. As
crianças poderão desenhar livremente com giz pastel nesse tecido que
posteriormente será fixado em bambolê colorido compondo a referida flor.
2ª SEMANA.
Atividades
com as crianças: produção de flores de jornal amassado e colorido com guache
que serão fixados em papelão no formato de flor, produção de flores em argila.
Apreciação
de obras de arte contemporânea por meio de ilustrações, fotos e vídeos.
3ª SEMANA
Atividades
com as crianças: cuidados com o jardim da escola, pintura das flores de argila
utilizando as cores primárias. Produção de mais flores “bola” de papel crepom e
flores de celofane.
Organização
dos trabalhos das crianças para o dia da exposição na escola.
-Sala
vermelha, sala azul e sala amarela.
Impressão
dos panfletos que serão distribuídos pelas crianças na praça com seus relatos
no decorrer do projeto.
4ª SEMANA
Atividades
com as crianças: cuidados com o jardim da escola, confecção de flores em
celofane colorido, apreciação de obras de arte contemporânea e de músicas que falam
sobre as cores.
Dia 26 de outubro: EXPOSIÇÃO NA ESCOLA - aberta aos pais e comunidade. Em cada uma das
salas de aula serão expostos os trabalhos dos alunos organizados por cores:
Sala 1 - trabalhos amarelos;
Sala 2 - trabalhos vermelhos;
Sala 3 – trabalhos azuis.
Para
se chegar a cada sala, desde o portão da escola serão pintados no chão um caminho com a respectiva predominante em cada
uma.
Objetos,
brinquedos e cortinas também poderão compor a instalação, assim como serão
vivenciados os sentidos por meio de música ambiente e degustação de alimentos
que remetam à cor da sala como, por exemplo: na sala vermelha degustação
de maçã do amor, na sala amarela –
gelatina, banana, pipoca colorida de amarelo, etc., na sala azul – algodão doce
azul.
NOVEMBRO
Dia10 de novembro: INTERVENÇÃO NA PRAÇA VITÓRIA RÉGIA.
Demarcação
de um espaço onde serão “plantadas” as flores produzidas pelas crianças, ao
redor delas as flores produzidas pela comunidade escolar e as toalhas coloridas
onde realizaremos um piquenique.
Distribuição
dos panfletos pelas crianças.
Neste momento solicitamos a
presença do Grupamento Aéreo da Policia Militar para fotografar as atividades
de encerramento do Projeto “Ao Sentidos”
ganhador do Projeto “A Cidade que é a Nossa Cara” do Programa “Arte na Escola”
com parceria da Tilibra, Secretaria Municipal de Educação e UNESP.
O evento dar-se-á a partir
das 9h30min e contará com a presença da equipe desta Unidade Escolar, alunos e
pais, assim como autoridades da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura
Municipal de Bauru, UNESP e do PROAC.
HOMENAGEM AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BAURU PREMIADOS COM O PROJETO ARTE NA ESCOLA. ENTRE ELES ESTÁ A PROFESSORA MARIADNE BELINE CAMPOS. O EVENTO ACONTECEU NA ABERTURA DA SEMANA DA EDUCAÇÃO, NO TEATRO MUNICIPAL.
NO DIA 26 CUMPRIMOS A PRIMEIRA PARTE A QUE NOS PROPUSEMOS E POR ESTE MOTIVOS ESTAMOS ANEXANDO FOTOS DA EXPOSIÇÃO QUE REALIZAMOS NESTA DATA.
SALA AZUL:
SALA VERMELHA:
SALA AMARELA:
COR AMARELA
Um dos vencedores do Projeto A cidade que é a nossa cara (Arte na escola) - Mariadne Beline
VISITEM TAMBEM O SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU
NA PAGINA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO FOI PUBLICADA A SEGUINTE REPORTAGEM:
30/10/2012
|
Educação
Alunos da Emei Abigail Flora Horta encerram projeto com intervenção artística no Parque Vitória Regia
No
dia 10/11, sábado, 10h, a Emei Abigail Flora Horta, do Jardim Panorama,
encerra o Projeto “Sentidos”, com uma intervenção artística no Parque
Vitória Regia.
A
atividade reunirá a comunidade em torno da escola (alunos com idades
entre 02 e 05 anos, acompanhados de seus familiares), no Parque Vitória
Régia, onde será criado um grande canteiro com flores imaginárias
produzidas pelas crianças com diversos materiais – argila, papel, EVA,
etc.
Para tanto será demarcado o espaço e todos os participantes poderão “plantar” algumas flores formando o cenário esperado.
A atividade conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura que fornecerá os equipamentos de som e da Policia Militar que se propôs a produzir fotos aéreas, usando o helicóptero Águia, registrando o evento de um ângulo diferente.
A coordenação pediu aos participantes que se vestissem com roupas coloridas em tons de azul, vermelho e amarelo, causando assim, um efeito visual. No decorrer do projeto as professoras registrarão pequenos relatos dos alunos sobre a importância das cores na natureza, do sol, luz, flores, nuvens, pássaros, borboletas, etc.
Várias atividades ligadas à arte foram desenvolvidas durante todo o ano, entre elas, no último sábado, 26/10, houve uma exposição na escola, aberta à comunidade, em que cada sala de aula foi transformada em uma galeria de arte, com exposição de trabalhos produzidos em uma só cor pelos alunos. A exposição teve como objetivo, aguçar os sentidos com objetos que remetessem à cor da sala visitada, como por exemplo, a Sala Vermelha continha além dos objetos da cor, cestos de maçãs, perfumes e músicas que levassem o visitante a lembrar da cor em questão.
O projeto da EMEI é um dos cinco premiados, cuja proposta foi apresentada durante o curso de Formação Continuada oferecido aos professores da Rede Municipal através do projeto “A cidade que é nossa cara”, promovido entre os meses de junho e julho, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Pólo Unesp e Tilibra, empresa patrocinadora.
Segundo os coordenadores, as atividades foram baseadas no livro “O Outro Lado da Moeda” Cildo Meirelles, sobre arte contemporânea e teve como objetivo desenvolver atividades significativas, que envolvessem os alunos da educação infantil, e que por meio delas as crianças pudessem expressar suas ideias, sentimentos e apropriarem-se do patrimônio histórico-cultural produzidos ao longo da história da humanidade.
Para tanto será demarcado o espaço e todos os participantes poderão “plantar” algumas flores formando o cenário esperado.
A atividade conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura que fornecerá os equipamentos de som e da Policia Militar que se propôs a produzir fotos aéreas, usando o helicóptero Águia, registrando o evento de um ângulo diferente.
A coordenação pediu aos participantes que se vestissem com roupas coloridas em tons de azul, vermelho e amarelo, causando assim, um efeito visual. No decorrer do projeto as professoras registrarão pequenos relatos dos alunos sobre a importância das cores na natureza, do sol, luz, flores, nuvens, pássaros, borboletas, etc.
Várias atividades ligadas à arte foram desenvolvidas durante todo o ano, entre elas, no último sábado, 26/10, houve uma exposição na escola, aberta à comunidade, em que cada sala de aula foi transformada em uma galeria de arte, com exposição de trabalhos produzidos em uma só cor pelos alunos. A exposição teve como objetivo, aguçar os sentidos com objetos que remetessem à cor da sala visitada, como por exemplo, a Sala Vermelha continha além dos objetos da cor, cestos de maçãs, perfumes e músicas que levassem o visitante a lembrar da cor em questão.
O projeto da EMEI é um dos cinco premiados, cuja proposta foi apresentada durante o curso de Formação Continuada oferecido aos professores da Rede Municipal através do projeto “A cidade que é nossa cara”, promovido entre os meses de junho e julho, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Pólo Unesp e Tilibra, empresa patrocinadora.
Segundo os coordenadores, as atividades foram baseadas no livro “O Outro Lado da Moeda” Cildo Meirelles, sobre arte contemporânea e teve como objetivo desenvolver atividades significativas, que envolvessem os alunos da educação infantil, e que por meio delas as crianças pudessem expressar suas ideias, sentimentos e apropriarem-se do patrimônio histórico-cultural produzidos ao longo da história da humanidade.
RESPOSTA DA PROFESSORA AOS PAIS QUE SE MANIFESTARAM NO HOTMAIL:
Agradeço
o reconhecimento e a colaboração de vocês, assim como de todas as
famílias que participaram das
diversas atividades no desenvolvimento do projeto.
Também quero estender suas palavras a toda
equipe de professores, funcionários e direção que tanto trabalharam e se
envolveram para a concretização do Projeto “SENTIDOS”. Mais uma vez nosso muito
obrigado!!!
Professora Mariadne.
“Somos todos anjos
com uma asa só. E só podemos voar quando abraçados uns aos outros.”
Luciano
de
Crescenzo.
Maria De Lourdes Paula
ResponderExcluir"olá escola quanta saudades tenho de minha carreira na educação infantil de bauru, DEUS abençoe atodos da educação desta escola e das outras tbém, professores demais funcionários e os anjos que porai passam todos os anos, o mundo é nosso faremos dele ainda muito melhor junto com nossas cças beijossss , professora Maria De Lourdes Magalhães"
Nayara Tomazi posted on your timeline
ResponderExcluir"Quanto tempo...se passaram dez anos que estudei nesse lugar maravilhoso e a saudadse continua...um beijo!!"
Mag Pulido compartilhou sua foto: "é verdade"
ResponderExcluirEMEI ABIGAIL FLORA HORTA deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Projeto Arte Contemporânea (Sentidos) EMEI Abigail...":
ResponderExcluirMaria De Lourdes Paula
"olá escola quanta saudades tenho de minha carreira na educação infantil de bauru, DEUS abençoe a todos da educação desta escola e das outras tbém, professores demais funcionários e os anjos que por ai passam todos os anos, o mundo é nosso faremos dele ainda muito melhor junto com nossas cças beijossss , professora Maria De Lourdes Magalhães"
Polyana Torcinelli M Ruiz mencionou você em um comentário.
Polyana escreveu: "Parabéns à toda Equipe Da Emei Abigail Flora Horta pelo trabalho realizado. Ficou tudo muito lindo, c/ uma riqueza de detalhes maravilhosa, um capricho s/ igual, cada centímetro decorado c/ muito carinho e amor. Eu amei!! Bjo a todas vcs!!"
Polyana Moro Ruiz escreveu: "Parabéns a todos que trabalham pela Educação, pois feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
ResponderExcluirAna Paula Escudero: Trabalho maravilhoso!!!!!! Amei e parabenizo todos os envolvidos nesse Projeto, que com certeza foi um sucesso!!!! Bjs Tamara.....sempre surpreendendo!!!!!!!
ResponderExcluir