quarta-feira, 6 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 5 DE JUNHO

      No Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, dia 5 de maio, os pais devem ser parceiros da escola na conscientização de seus filhos quanto à necessidade de preservação da natureza. Além dos bons exemplos no dia a dia, uma boa forma de ensinar às crianças a importância do meio ambiente para a manutenção da vida é plantar uma semente e acompanhar o crescimento da planta ou árvore.
      Tudo isso tem sido desenvolvido aqui na escola no Projeto Jardim - das professoras Mariadne Beline Campos e Érika Ribeiro Varonez Casarini, que está deixando a escola cada dia mais linda. É claro que com a colaboração dos pais, inclusive das outras turmas, como vemos nestas fotos que  tem crianças de outras turmas, porem também que tem nos enviado mudas, floreiras, terra vegetal, para participarem do projeto.
      Desde o momento da escolha do tipo da planta ou árvore até o plantio e os cuidados diários para o crescimento, tudo pode ser compartilhado com a criança, que, ao conhecer todo o processo de desenvolvimento do vegetal, começa a dar maior importância para a vida no meio ambiente.
      Quem tem bastante espaço pode plantar uma árvore, mas precisa deixar claro para a criança que os resultados demorarão a aparecer, já que o desenvolvimento é mais lento. Optar por uma planta menor reduz a ansiedade da criança, que não tem a mesma paciência que um adulto. Escolher uma erva ou vegetal que possa ser consumido posteriormente também servirá como incentivo para o pequeno se alimentar melhor.
      Durante todo o processo, devemos explicar  a importância das árvores na produção do oxigênio que respiramos, na absorção da água das chuvas, evitando enchentes ou deslizamento de terra. Fugir do assunto e comentar os malefícios do excesso de lixo urbano produzido devido ao consumo exacerbado também é ótimo para a criança perceber o limite e consequências de suas ações no dia a dia.

      A criança também precisa saber que é preciso regar a semente, antes mesmo de começar a surgir a planta, para que ela cresça forte, assim como a criança precisa se alimentar. Essa comparação fará com que perceba quanto o processo de desenvolvimento da natureza é parecido com o seu e como ele faz parte desse universo imenso em que vive, para que se sinta também responsável por tudo o que ocorre a sua volta.

      E quando o primeiro broto aparecer, a felicidade da criança será enorme, incentivando-o a continuar com os cuidados com aquele novo ser, que depende dele para sobreviver, bem como todo o planeta em que vive.






      TRANSMITIR INFORMAÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE DE UM JEITO DIVERTIDO É UMA DAS NOSSAS FORMAS DE DESPERTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DAS CRIANÇAS.

 VOCÊ SABIA, POR EXEMPLO, QUE OS BRASILEIROS PRODUZEM 183 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS TODOS OS DIAS? DESSA QUANTIA, PELO MENOS  40% PODERIA SER RECICLADA, GERANDO UMA ECONOMIA DE de R$ 8 BILHÕES POR ANO. NOSSO PAPEL JUNTAMENTE COM OS FAMILIARES É FAZER UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMO CONSERVAR E DESCARTAR CORRETAMENTE ESSES PRODUTOS. E MUITO MAIS....
VAMOS FAZER A NOSSA PARTE? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário